Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 (79) 9 9938-5315

Encontre o que deseja

NO AR

Piloto Musical

    Brasil

Março Lilás alerta para conscientização e combate ao câncer de colo uterino

Publicada em 07/03/21 as 10:28h por Aquidabã FM 104,9 - 138 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:

Conscientizar as mulheres sobre a importância de fazer o exame de prevenção ao câncer de colo uterino, mais conhecido como Papanicolau, é o objetivo da campanha Março Lilás, mês alusivo ao combate a esse tipo de doença.

Não se sabe com definição quando começou a campanha do Março Lilás. No entanto, sabe-se que há muitos anos março é considerado o mês da mulher e, por isso, se tornou também um momento propício para alertar sobre o risco de uma das doenças responsáveis por causar tantas mortes anualmente.

Sobre a escolha da cor lilás, acredita-se que a origem está relacionada ao movimento que ocorreu na Inglaterra, em 1908, em que as mulheres lutaram pelo direito ao voto. Nesse episódio, que ficou conhecido como Movimento Sufragista, as mulheres elegeram as cores lilás, branco e verde como símbolos da campanha.

Em todo o Brasil, são esperados, anualmente, uma incidência de 16.370 casos novos da doença. Em função das estatísticas, justifica-se a necessidade de fazer o exame, além de tomar a vacina responsável por proteger contra os vírus responsáveis por 70% das neoplasias invasoras que causam esse tipo de câncer.

O câncer de colo uterino tem cura e é facilmente prevenível. Ele é causado, essencialmente, pelo vírus HPV [Vírus do Papiloma Humano]. Pode ser evitado tanto por preservativo quanto pelas vacinas, que estão disponíveis na rede pública de saúde para meninas e meninos.  



Fonte: http://www.saude.df.gov.br/






ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 (79) 9 9938-5315

Visitas: 171217 | Usuários Online: 32

Um Projeto da Associação Comunitária de Comunicação e Cultura de Aquidabã - ACCCA - Todos os direitos reservados