Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 (79) 9 9938-5315

Encontre o que deseja

NO AR

A Tarde é Nossa

    Brasil

Aquidabã FM transmitirá Live da Emancipação Política de Aquidabã

Próximo domingo Aquidabã completa 139 anos de Emancipação Politica

Publicada em 01/04/21 as 11:44h por Aquidabã FM - 376 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
Imagem/Divulgação  (Foto: Secom/Governo Municipal)

Uma live em comemoração aos 139 anos de emancipação política será realizada no dia 04 de abril, às 8h30 da manhã, pela administração de Aquidabã por intermédio da Secretaria de Educação e Diretoria de Cultura. A transmissão será pelo canal da Aquidabã FM no YouTube e pela 104,9.

            A população está convidada a prestigiar a live que contará com a apresentação da Fanfarra Renascer e participações das autoridades locais.

            A iniciativa é uma maneira de celebrar a data, que em razão das medidas de precaução em relação à Covid-19, não pode ser realizada com as festividades tradicionais.

Histórico

Terra de José Augusto Sergipano, povo simples, gentil e trabalhador. Já foi Cemitério, adotando Sant'Ana como padroeira e para lembrar a Guerra do Paraguai, recebeu o nome de Aquidabã.

Município do Estado de Sergipe, localizado na região central do Sertão do São Francisco, a 98 quilômetros de Aracaju. A denominação dessa cidade reporta-se ao riacho Aquidabã, afluente do Rio Paraguai, localizado a leste de Assunção, que em suas margens foi travada em primeiro de março de 1870 a batalha que pôs fim a Guerra do Paraguai, considerado um dos maiores genocídios das Américas.

O município de Aquidabã, fora criado pela lei nº 1.215 de 4 de abril de 1882, sendo desmembrado o seu território dos de Propriá e Capela, conseguindo a sua independência e consequentemente emancipação, momento que a Freguesia é elevada à categoria de Vila.

Sabe-se, pela tradição, que a Câmara Municipal, que governava o Município e a Sede Municipal, já funcionava há muito tempo. No fim do século passado, por volta de 1898, criou-se a Intendência, tendo sido empossado Francisco Figueiredo, como 1º administrador municipal, após nomeação pelo Governo do Estado de Sergipe. Ressalta-se que a povoação surgiu, no 2º quartel do século XIX, à beira da estrada, ao redor de um cemitério, próximo a uma santa cruz, daí o porque do primitivo nome : Cemitério. Como a Santa Cruz, depois, fora ampliada, dando-se como santa padroeira, Sant’Ana (não se deve escrever, por razões históricas Santana) o lugar já no ato de criação da povoação, tomou o nome de Cemitério de Sant’Ana.

Aquidabã é hoje uma cidade florescente e progressista, tem um grande futuro pela frente, pois o município é próspero, sobretudo pela sua riqueza pecuária, seu comércio e sua feira, uma das melhores do estado. A razão primeira da povoação foi, segundo os dados históricos, o do surgimento da feira, onde se vendem às segundas-feiras, os produtos indispensáveis a alimentação do povo circunvizinho, pois a feira tem influência em várias cidades da região.

                Os cidadãos nascidos em Aquidabã são: aquidabãenses, aquidabanenses e ainda segundo o escritor Lauro Rocha de Lima, em razão de sua origem Tupy podem ser chamados de aquidabapolitanos.

 

Fonte:  SANTOS, Jackson Crisóstomo dos. História e Identidade Cultural de Aquidabã. 1ªed. Aquidabã, 2014.

 

 






ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 (79) 9 9938-5315

Visitas: 382613 | Usuários Online: 2

Um Projeto da Associação Comunitária de Comunicação e Cultura de Aquidabã - ACCCA - Todos os direitos reservados

Converse conosco pelo Whatsapp!