Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 (79) 9 9938-5315

Encontre o que deseja

NO AR

Piloto Musical

    Brasil

População Quilombola de Aquidabã é vacinada enquanto grupo prioritário

Publicada em 12/04/21 as 08:48h por Mylena Rocha - 414 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Gréssi Quilombola )

Os quilombolas são os descendentes e remanescentes de comunidades formadas por negros escravizados que, em seus processos de resistências ao cruel sistema escravocrata, formavam suas próprias comunidades, os quilombos (kilombo, que significa: local de pouso ou acampamento).

As comunidades quilombolas são bastante diferentes umas das outras, são milhares e estão presentes em todo o território brasileiro. Nelas se encontram ricas características culturais que se fundamentam no que possuem em comum: a ancestralidade negra. No entanto, há também outros aspectos nada positivos que são, ainda, consequências dos séculos de marginalização e exclusão desta enorme parcela da população, a exemplo de condições de saúde, saneamento, educação e infraestrutura, piores que outros grupos rurais e urbanos (com exceção das condições dos indígenas).

Por essas e por outras, há no Brasil uma série de iniciativas e movimentos, especialmente de origens negras, que lutam pelo fim das desigualdades sociorraciais que têm vindo à tona com bastante clareza neste ano de pandemia.

Desde 2020, há uma movimentação da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas - CONAQ e partidos políticos alinhados com a causa, a fim de chamar atenção para o fato de a população quilombola está em situação de maior vulnerabilidade aos efeitos da COVID-19 em relação ao restante da população, se tratando, portanto, de um grupo prioritário. 

Com o apoio do Ministério Público Federal e por força judicial, recentemente foi apresentado o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação incluindo os povos quilombolas nesta fase prioritária, cabendo às organizações quilombolas nos seus respectivos Estados e Municípios, a atuarem junto aos poderes públicos locais para efetivação do direito garantido para o contexto de pandemia.

20210412113556

Imagem/Divulgação - Gréssi Quilombola

A liderança Gréssi Quilombola, presidente da Associação do Território dos Remanescentes do Quilombo Mocambo, Aquidabã/SE (certificada no ano de 2013), e uma das coordenadoras da CONAQ, explicou que nos últimos meses a articulação também vem acontecendo no município de Aquidabã através de constantes diálogos com a Secretaria Municipal de Saúde e seguindo as orientações da coordenação nacional

Enfim, no dia 10 de abril de 2021, iniciou-se a vacinação da comunidade quilombola Mocambo com o seu território: Vaca Preta, Poço do Tigre, Pau Branco, Arapiraca, Pau Ferro, Queimadinhas do Mocambo e Patioba. Foram destinadas especificamente para este fim, 220 doses da Fiocruz, quantidade completa necessária para atender toda a comunidade. Aproximadamente 140 pessoas foram vacinadas no último sábado, as demais estavam fora do povoado e deverão ser organizadas para um outro momento de vacinação. 

20210412113828

Imagem/Divulgação

Podemos considerar este momento como histórico para Aquidabã, uma vez  que transcende questões de saúde pública e sanitária quando o reconhecimento marca mais uma conquista daqueles e daquelas aquidabãenses que lutam por justiça, por reparação histórica da população negra local e, também, pelo reconhecimento de parte relevante de nossa história.

20210412114625

Imagem/Divulgação
A Associação Comunitária de Comunicação e Cultura de Aquidabã, detentora da Rádio Comunitária Aquidabã FM, reconhece essa vitória e se une ao povo quilombola pela vida, pela promoção da igualdade étnico-racial e, especialmente, por políticas públicas que contemplem as particularidades dessa comunidade em nosso município. 


Redação: Mylena Rocha

Fotos: Gréssi Quilombola







ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 (79) 9 9938-5315

Visitas: 171192 | Usuários Online: 33

Um Projeto da Associação Comunitária de Comunicação e Cultura de Aquidabã - ACCCA - Todos os direitos reservados