Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 (79) 9 9938-5315

Encontre o que deseja

NO AR

Piloto Musical

    Brasil

03 de Maio: Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

Publicada em 03/05/21 as 13:07h por Mylena Rocha - 123 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
Imagem - Divulgação  (Foto: Aquidabã FM 104,9)
Nenhuma lei conterá dispositivo que possa constituir embaraço à plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social, observado o disposto na Constituição Brasileira. Parece ser óbvio, mas não é! 

O Brasil já passou por décadas de ditadura militar (1964 – 1985), um período marcado por forte repressão ao jornalismo. Não bastasse esse longo período que custou um aprofundamento na desigualdade no acesso à informação no Brasil (além de muita violência a profissionais da área), mesmo com os direitos à liberdade de imprensa previstos na Constituição, nos últimos tempos vivemos um período nebuloso no que se refere ao cerceamento da liberdade de cumprir com os princípios do jornalismo e da comunicação, que implicam em atender à população sobre o que é de interesse público e precisa ser noticiado e debatido publicamente.

A liberdade de imprensa, a independência dos veículos de comunicação e sua capacidade de denunciar e informar, são importantes não somente para os comunicadores, mas para toda a sociedade que precisa estar bem informada para tomar as suas decisões com autonomia em meio ao cenário político-social em que vivem, principalmente durante uma crise sanitária e de saúde pública a qual está enfrentando com a pandemia do coronavírus.

As Rádios Comunitárias brasileiras tem sido alvo de diversos ataques à sua liberdade de comunicar, o que caracteriza o obscurantismo vivido pelo país que segue tentando silenciar a voz dos profissionais da imprensa e também de seu próprio povo. 

Uma democracia não sobrevive sem uma imprensa livre. Um povo não é livre sem a democracia! Viva a liberdade de imprensa!





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 (79) 9 9938-5315

Visitas: 171164 | Usuários Online: 34

Um Projeto da Associação Comunitária de Comunicação e Cultura de Aquidabã - ACCCA - Todos os direitos reservados