Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 (79) 9 9938-5315

Encontre o que deseja

NO AR

Piloto Musical

    Brasil

Coleta Seletiva já é realidade em Aquidabã

Começou o projeto piloto que atende um trecho da Rua Sebastião Figueiredo

Publicada em 01/06/21 as 13:56h por Aquidabã FM 104,9 - 328 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Aquidabã no primeiro dia de Coleta Seletiva  (Foto: Agnes Vieira)

Na manhã deste 1° de junho, começou o projeto piloto para implantação da Coleta Seletiva de resíduos sólidos na rua Sebastião Figueiredo (entre o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a Casa do Sr. Avelar), em Aquidabã. 


Na última semana, houve nesse trecho uma mobilização porta-a-porta para a sensibilização dos moradores. Hoje, a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis do município, sob a supervisão da Diretora de Meio Ambiente, Agnes Vieira, e técnicos do Consórcio Público do Baixo São Francisco Sergipano - CONBASF, iniciou a coleta. 


Durante todo o mês de junho, a coleta de “lixo”, neste novo formato, acontecerá apenas na referida localidade para fins de testes e adaptação dos catadores. Portanto, nos dias habituais de deixar os seus resíduos na porta (às terças, quintas e sábados), os moradores  desse trecho não deverão esperar pelo carro coletor, mas sim pelos catadores com carrinhos de mão adaptados aos procedimentos da coleta. 


Mesmo que a maioria das ruas ainda não estejam recebendo o novo modelo de coleta de resíduos, todos os moradores de Aquidabã, inclusive dos povoados, já podem começar a adotar os novos hábitos. A orientação da Diretoria Municipal de Meio Ambiente e do CONBASF, é que o lixo deve ser separado em três bolsas: na primeira os resíduos secos, como papel, papelão, plástico, vidro e metal; na segunda bolsa fica o material úmido (resto de comida e folhagens, por exemplo); e em uma terceira bolsa, o lixo sanitário, como lenços, papel higiênico, absorventes, restos de curativo, seringas, agulhas e similares (atenção para a sinalização de materiais cortantes).  


A coleta seletiva é obrigação dos municípios instituída pela Política Nacional de Resíduos Sólidos. Fazer com que cada resíduo possa ter a sua destinação correta é importante para a sociedade e esse procedimento precisa ser entendido por todos não apenas como uma ação obrigatória, mas como um processo que beneficiará a gestão ambiental do município, proporcionando uma cidade mais limpa e saudável. O novo modelo é extremamente importante para a economia local e para a geração de renda e condições adequadas  de trabalho para aqueles que sobrevivem desta atividade. 


A Associação Comunitária de Comunicação e Cultura de Aquidabã se soma a esta causa e convida cada munícipe a participar de maneira consciente e efetiva para a concretização dessa nova realidade que será em benefício de todos.







ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 (79) 9 9938-5315

Visitas: 171162 | Usuários Online: 33

Um Projeto da Associação Comunitária de Comunicação e Cultura de Aquidabã - ACCCA - Todos os direitos reservados