Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 (79) 9 9938-5315

Encontre o que deseja

NO AR

A Tarde é Nossa

    Brasil

Vidas Interrompidas - Depressão e Suicídio

Obra do aquidabãense Jackson Crisóstomo Santos é lançada no Setembro Amarelo de 2021

Publicada em 25/09/21 as 11:23h por Mylena Rocha - 445 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
Professor Jackson Crisóstomo no lançamento de livro de sua autoria  (Foto: Aquidabã FM 104,9)

No mês de campanha de prevenção ao suicídio, o professor Jackson Crisóstomo dos Santos lança a sua quinta obra intitulada "Vidas Interrompidas Depressão e Suicídio". O evento de lançamento ocorreu em 24 de setembro de 2021, no pátio do Colégio Estadual Francisco Figueiredo, com a presença de familiares e amigos do autor, e autoridades locais, para uma noite de autógrafos.

Jackson Crisóstomo é Mestre em Ciências da Educação pela Universidad Interamericana em Assunção, no Paraguai, Pós-Graduado em Português: Leitura e Produção Textual, pela Faculdade Atlântico, Especialista em Docência e Tutoria do Ensino Superior, pela Universidade Tiradentes - UNIT, Graduado em Letras Português/Inglês pela Faculdade de Formação de Professores de Penedo/AL. Já assumiu diversas funções no setor público e privado da área educacional e está, atualmente, Secretário Municipal de Educação de Aquidabã.

     Autor Jackson Crisóstomo e Mylena Rocha, Diretora da Aquidabã FM

Motivado por uma inquietação acerca do fenômeno que tem levado uma legião de seus conterrâneos a por fim em suas vidas, o que configura um alto índice de mortes por suicídio no município de Aquidabã, o professor Jackson desenvolveu  este trabalho que, a priori, foi sua  tese de mestrado.

A obra pretende dar luz ao tema considerado tabu por grande parte da sociedade e se baseia em estudo de caso, inicialmente com 20 famílias e, depois, com caso único, relatado no livro através da história da protagonista de pseudônimo Juliete, jovem de 17 anos, estudante do 3° ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Francisco Figueiredo.  

Os estudos constataram que houve em Aquidabã uma predominância de mortes por suicídio de indivíduos jovens do sexo feminino, sendo a depressão determinante, mas conjugada a outros vários fatores.

Entre outras, o estudo ressalta a importância dos profissionais da educação participarem de curso de formação na área da psicoeducação para lidarem melhor com os casos de transtornos psicológicos dos estudantes, identificando-os e encaminhando-os aos profissionais competentes a fim de ajudar na prevenção e fim de novos casos. O livro também registra que, em se tratando do universo juvenil, o município não ofereceu perspectiva de vida saudável, pontuando a ausência de espaços de lazer e entretenimento. 

O estudo compreende diversos fatores que, isoladamente, não encaminharia o indivíduo à morte, mas que, se agregados, a ideia do suicídio pode ganhar força. O livro propõe um importante subsídio para a construção de amplas estratégias que busquem a interrupção desse ciclo no município de Aquidabã e região. Vale a leitura!

                                      Autor Jackson Crisóstomo e Mylena Rocha, Diretora da Aquidabã FM






ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 (79) 9 9938-5315

Visitas: 382908 | Usuários Online: 3

Um Projeto da Associação Comunitária de Comunicação e Cultura de Aquidabã - ACCCA - Todos os direitos reservados

Converse conosco pelo Whatsapp!