A recente pesquisa realizada pelo Instituto França trouxe à tona não apenas os números das intenções de voto para a disputa no cargo de prefeito(a) de Aquidabã, mas também abordou a disputa na Câmara Municipal de Vereadores de Aquidabã, apresentando resultados na modalidade espontânea. Os números revelam o cenário atual das intenções de voto, caso as eleições fossem realizadas hoje.
Confira os principais pré-candidatos citados e suas respectivas porcentagens:
1º Manu de Nino: 8,3%
2º Edier da Ambulância: 6,1%
3º Tânia de Valter: 5,3%
4º Jacó: 5,1%
5º Gago Policial: 3,8%
6º Juscélio: 3,1%
7º Cleto Maia: 3,0%
8º Luciano: 3,0%
9º Edilson Aleijado: 2,1%
10º Junior da Saúde: 2,0%
11º Silene: 1,8%
12º Adailton da Firma: 1,5%
13º Betinho da Central: 1,3%
14º Carlos Moura: 1,1%
15º Jackson: 0,9%
16º Sandra: 0,9%
Os demais citados somados totalizaram 5,2% das intenções de voto, enquanto aqueles que afirmaram não votar em nenhum, branco ou nulo representaram 4,9% do total.
Análise:
Nesta pesquisa, a vereadora Manu de Nino desponta como uma figura de destaque nessa disputa, conquistando 8,3% das intenções de voto, superando a porcentagem de votos que recebeu em 2020, quando ao abrir as urnas, colheu 6,52%, sendo a mais votada na ocasião. Sua alta citação reflete o reconhecimento do eleitorado em relação ao seu trabalho na câmara de vereadores.
Tal destaque vem se refletindo também na disputa pela indicação do atual prefeito Mário Lucena, para a disputa pelo cargo de prefeita de Aquidabã nas eleições de 2024. De acordo com a pesquisa do mesmo instituto, Manu de Nino encontra-se empatada tecnicamente em primeiro lugar com o ex-prefeito Eurico, em todos os cenários que foram testados, na pesquisa realizada entre os dias 21 e 22 de junho de 2023, o que a coloca como uma possibilidade importante de indicação do grupo da situação.
Por outro lado, Edier, vereador pela oposição, obteve 6,1% das intenções de voto, demonstrando uma presença significativa no cenário político local, visto que nas eleições passadas, ele obteve 3,11% dos votos.
Resta aguardar os desdobramentos e movimentações no tabuleiro político, pois as eleições de 2024 prometem uma disputa acirrada pela prefeitura de Aquidabã e assim como também pelas 11 vagas da Câmara Municipal de Vereadores.