Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 (79) 9 9938-5315

Encontre o que deseja

NO AR

Encontro com a Saudade

    Brasil

Agenda Comunitária: Coordenadoras da Secretaria Municipal de Saúde apresentaram às orientações sobre a nova fase de vacinação em Aquidabã

Publicada em 13/05/21 as 15:25h por JONAS HENRIQUE / MYLENA ROCHA - 505 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
Coordenadoras de epidemiologia Graziela Sales, e de imunização Brenda Azevedo,  (Foto: Aquidabã FM 104,9)

Na manhã desta quinta-feira, 05, as coordenadoras de vigilância epidemiológica Graziela Sales, e de imunização Brenda Azevedo, apresentaram no programa Agenda Comunitária um panorama da situação da pandemia em Aquidabã, além das informações a respeito da nova etapa de imunização na cidade.

Graziela informou que Aquidabã recebeu 6.638 doses da vacina contra a Covid e que já foram aplicadas 5.177 entre D1 (primeira dose) e D2 (segunda dose). O que demonstra um avanço significativo na campanha de vacinação.

O Ministério da Saúde, sob orientação da ANVISA, interrompeu a vacinação de grávidas e puérperas com o imunizante da Oxford/AstraZeneca, produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a imunização deste grupo segue com os imunizantes de Pfizer e da Coronavac. Graziela informou que a Coronavac está em falta no município, pois as doses existentes estão reservadas para quem recebeu a primeira e precisa receber a segunda no prazo correto. Já a da Pifzer está disponível apenas na capital, por não haver equipamentos adequados para essa refrigeração.

Ainda durante a sua fala, a coordenadora de vigilância epidemiológica falou sobre o número de casos de Covid no município, que em abril houve um alta muita grande, sendo registrados 235 casos positivos e 3 óbitos, alertando que a situação segue requerendo cuidados por parte da população, visto que até o momento, maio já foram registrados 98 pessoas contaminadas e mais 3 óbitos. 

A coordenadora de imunização, Brenda Azevedo, esclareceu que a vacinação contra a Covid-19 está centralizada na Secretaria Municipal de Saúde no horário das 8h às 12h e das 13h às 16h. Os idosos acima de 60 anos que ainda não receberam a primeira dose, podem procurar  a secretaria para a vacinação. Brenda também apresentou detalhes sobre a nova etapa de vacinação dando detalhes sobre quem pode se vacinar neste momento e quais comorbidades estão sendo priorizadas. 

  Os grupos prioritários para vacinação nesta etapa são as pessoas com 18 a 59 anos com uma ou mais das comorbidades, quais sejam: diabetes; pneumopatias crônicas graves; hipertensão arterial resistente, estágios três, dois e um com lesão em órgão-alvo; insuficiência cardíaca; cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndromes coronárias; valvopatias; miocardiopatias e pericardiopatias; doenças da Aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas; cardiopatias congênitas de adultos; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; doença cerebrovascular; doença renal crônica; imunossuprimidos (implantados, pessoas convivendo com o HIV e indivíduos com neoplasia hematológica, entre outros), anemia falciforme, obesidade mórbida e cirrose hepática.

Também neste grupo prioritário estão os indivíduos com deficiência permanente, que apresentem limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas; grande dificuldade ou incapacidade de ouvir mesmo com uso de aparelho auditivo; grande dificuldade ou incapacidade de enxergar mesmo com uso de óculos; e com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, ir à escola, brincar e outras.

Para efeitos de vacinação contra a Covid-19, as comorbidades consideradas como prioritárias, devem ser comprovadas com relatório médico atualizado, num período de 6 meses, que traga a descrição de qual ou quais comorbidades o indivíduo possui.

Para mais informações sobre a vacinação, entrar em contato pelo telefone (79) 9 9994-8161, acompanhe as redes sociais da Secretaria Municipal de Saúde ou fique atento a programação da Aquidabã FM, que todas as semanas vêm atualizando as informações sobre as etapas de vacinação no município. 







ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 (79) 9 9938-5315

Visitas: 383278 | Usuários Online: 4

Um Projeto da Associação Comunitária de Comunicação e Cultura de Aquidabã - ACCCA - Todos os direitos reservados

Converse conosco pelo Whatsapp!