Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 (79) 9 9938-5315

Encontre o que deseja

NO AR

Momento Mariano

    Brasil

Celebração de Corpus Christi 2021 em Aquidabã

Publicada em 03/06/21 as 08:27h por Mylena Rocha - 565 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
Fiéis confeccionando o Tapete de Corpus Christi na Igreja Matriz Senhora Santana - Aquidabã/SE  (Foto: PASCOM/Paróquia Senhora Santana )
A celebração de Corpus Christi é um importante rito da Igreja Católica e, mesmo quem não segue a religião, acaba se beneficiando da data por ela ser ponto facultativo. 

Um dos principais costumes dessa tradição é a construção do tapete que significa o caminho por onde o Corpo de Cristo vai passar. Os fiéis produzem imagens com sal, serragem, borra de café e outros materiais formando um grande tapete pelas ruas. 

Aqui em Aquidabã, neste ano e no passado, o tapete ficou restrito ao corredor da própria Igreja. Os preparativos iniciaram semana passada quando um grupo de fiéis da comunidade se reuniram para tingir a areia e a serragem. Ontem, 02, a confecção do tapete começou por volta das 19h e ainda hoje pela manhã será confeccionado um outro na Capela Santo Antônio, devido ao Trezenário em honra ao santo.

Mas, você sabe o que significa Corpus Christi?

Corpus Christi significa "Corpo de Cristo" e este dia tem o objetivo de celebrar a Eucaristia, o sacramento católico que faz referência à Última Ceia. A celebração acontece 60 dias após a Páscoa, portanto, também não possui data definida no calendário para acontecer, mas, obrigatoriamente numa quinta-feira pelo fato de, segundo a tradição, a Última Ceia ter ocorrido em uma quinta.  

Hoje, no dia de Corpus Christi pela manhã, vai acontecer a missa solene que será transmitida ao vivo, logo mais às 10h, pela 104,9 Aquidabã FM e pelo canal da Paróquia Senhora Santana, no YouTube. A equipe da emissora junto à PASCOM da Paróquia estará operacionalizando a live. A procissão será a tarde por algumas ruas da cidade e, esse ano, em razão da pandemia, será de forma motorizada.

Confira a programação do dia: 
10h - Santa Missa Solene na Igreja Matriz
11h30 às 16h30 - Adoração ao Santíssimo Sacramento 
17h - Cortejo com o Santíssimo Sacramento pelas ruas
19h30 - Santa Missa na Capela Santo Antônio
Roteiro da Procissão de Corpus Christi: 

- Baixinha, seguindo pelo caminho da Cruz Grande;
- Casa de Repouso;
- Alto do Cruzeiro;
- Rua do Sol; 
- Rua Quintino Bocaiúva; 
- Rua Sebastião Figueiredo; 
- Avenida Governador Marcelo Déda retornando para a Capela de Santo Antônio. 






ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 (79) 9 9938-5315

Visitas: 381333 | Usuários Online: 6

Um Projeto da Associação Comunitária de Comunicação e Cultura de Aquidabã - ACCCA - Todos os direitos reservados

Converse conosco pelo Whatsapp!