Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 (79) 9 9938-5315

Encontre o que deseja

NO AR

Show da Manhã

    Brasil

Estreia hoje, na Aquidabã FM, em parceria com a Abong o Podcast Nossos Saberes

Publicada em 16/02/22 as 09:53h por Assessoria de imprensa da Abong - 235 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Imagem divulgação / Novos Paradigmas)

A Aquidabã FM, por meio de parceria da ACCCA com a Abong estreia hoje, a partir das 20h o podcast Nossos Saberes.


A Abong (Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais) e o Iser Assessoria, em parceria com o Ibase (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas), lançam o podcast Nossos Saberes. A iniciativa faz parte do projeto Novos Paradigmas: para um outro mundo possível e tem como objetivo discutir e dar visibilidade a outras formas de viver em sociedade, na contramão de um sistema que tem destruído o planeta e a vida dos povos. A série de podcast contará com dez episódios, cada um apresentando uma experiência e uma temática diferente pelo Brasil que, por meio de relatos de pessoas envolvidas nos projetos, mostram como é possível interromper a destruição do planeta e reconstruir uma sociedade mais justa e sustentável. "Diante de um modelo econômico predominante que provoca tanta desigualdade e danos irreversíveis ao Planeta, queremos lembrar, por meio dessas histórias que serão contadas no podcast, que há soluções e que elas já estão sendo praticadas", diz Raquel Catalani, coordenadora do projeto pela Abong e roteirista. 


De acordo com a coordenadora, as entrevistadas e entrevistados irão falar sobre saberes e valores dos povos que mantêm uma outra relação com a natureza e de vida em comunidade. “Nossos Saberes são saberes ancestrais somados a conhecimentos desenvolvidos pela ciência que afirmam que há uma relação de conexão e interdependência entre os seres humanos e a Terra e que, para pararmos com os desastres que estão em curso, é necessário mudarmos nossas práticas”, salienta Catalani.

O lançamento do podcast será feito na programação da Rádio Comunitária Aquidabã FM, nesta quarta-feira, 16 de fevereiro, às 20 horas, com o debate “Novos Paradigmas: práticas para um outro mundo possível”. Os episódios estarão disponíveis nas principais plataformas de streaming (Spotify, Deezer, Google) e também em rádios comunitárias parceiras, presentes na luta por direitos humanos e em comunidades que dialogam com as ações apresentadas. O conteúdo também poderá ser encontrado no site do projeto.

Conheça a primeira série do Nossos Saberes:


  • Episódio 1 - “Umoja, uma moeda solidária”: criada pelos moradores do bairro do Uruguai, em Salvador (BA), a Umoja é uma moeda solidária que vem ajudando o desenvolvimento de empreendedores locais. Por meio da associação Santa Luzia, a comunidade criou um banco comunitário com uma moeda própria que circula apenas no comércio local. Com mais de 100 bancos comunitários já existentes no Brasil, essa é uma alternativa que cresce na contramão de uma economia dominada pelos bancos convencionais e juros abusivos. Com os bancos comunitários, muda-se a lógica e diminui-se o endividamento das pessoas. O dinheiro volta para a comunidade e quem lucra é a própria comunidade. Para contar essa experiência, o primeiro episódio do Nossos Saberes falará com Simaia Barreto, coordenadora do Centro Público de Economia Solidária de Lauro de Freitas na Bahia (BA), e Débora Rodrigues, do Fórum Baiano de Economia Solidária. 


  • Episódio 2 - “Tapajós Solar, energia para a vida”: neste segundo episódio, o tema será Energia. O podcast vai apresentar o projeto Tapajós Solar, desenvolvido na região de Santarém, no Pará, pelo movimento Tapajós Vivo. O projeto tem construído uma alternativa de energia limpa e sustentável para salvar o rio Tapajós e manter a soberania das populações tradicionais, uma ação de resistência contra as hidrelétricas previstas para a região que poderão trazer danos ambientais e sociais irreversíveis. Para explicar sobre o assunto, o Nossos Saberes receberá dois ativistas engajados com o tema de energia limpa: Isabel Cristina, do movimento Tapajós Vivo, e Ivo Poletto, assessor do Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental.


  • Episódio 3 - “CJMA, jovens construindo a agroecologia”: neste terceiro episódio, o Nosso Saberes falará sobre Agroecologia, uma luta popular contra os monstros da fome. Os entrevistados serão Felícia Panta, coordenadora da Comissão de Jovens Multiplicadores e Multiplicadoras da agroecologia (CJMA), e Carlos Magno, coordenador do Centro Sabiá, que há 15 anos constroem a agroecologia e se organizam na luta por direitos. O conteúdo trará a experiência desses jovens que, em diferentes regiões da Zona Rural de Pernambuco, fazem enfrentamento ao modelo de agricultura predominante, gerador de uma crescente desigualdade e de enormes danos ambientais. Jovens que, neste trágico cenário brasileiro de crise alimentar e volta ao mapa da fome, se articulam em seus territórios e criam alternativas para as juventudes e suas famílias.


  • Episódio 4 - “Reecatingamento, a convivência com o semiárido”: a Caatinga é o tema do quarto episódio do Nossos Saberes. Para falar sobre a região semiárida mais populosa do mundo e um dos biomas mais ricos em biodiversidade mas que também é um dos ecossistemas mais ameaçados do planeta, o podcast apresentará experiências de agricultores e agricultoras que têm mostrado como é possível uma vida plena em convivência com o Semiárido por meio do Recaatingamento, um projeto pensado e desenvolvido pelo IRPAA - Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada, que trabalha com famílias e comunidades pela implementação de práticas de recuperação e conservação do bioma. São práticas que respeitam a biodiversidade e os ciclos próprios da Caatinga. Para falar sobre o assunto, o Nossos Saberes conversou com Marli Alves, agricultora e moradora da comunidade Pedrinhas I, em Remanso (BA), e José Moacir dos Santos, coordenador geral do IRPAA.


  • Episódio 5 - “REDES, proteção e cuidado entre mulheres negras”: neste quinto episódio, o Nossos Saberes contará sobre este projeto criado pela Ong Criola que vem dando suporte para mulheres negras pelo Brasil continuarem sua luta contra o racismo, contra a violência e por outras formas de viver em sociedade. O projeto vem criando uma rede de proteção e potencialização dos saberes ancestrais que caminham com essas mulheres e que clamam pelo direito de existirmos todas e todos com dignidade. Para contar sobre a importância deste projeto, foram entrevistadas as ativistas Lúcia Xavier, coordenadora da Ong Criola, e Maria Aparecida de Matos, professora, ativista e quilombola no Tocantins.  


Sobre o Podcast Nossos Saberes - Uma série com 10 episódios realizada pela Abong e pelo Iser Assessoria em parceria com o Ibase, vinculada ao projeto Novos Paradigmas. A coordenação e o roteiro é de Raquel Catalani; a apresentação, de Franklin Félix e Patrícia França; a Comunicação é de Danilo Feno, Luiz Gustavo Pires e Patrícia França; a edição é de Raquel Melo; e a sonoplastia é de Fábio ACM.






ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 (79) 9 9938-5315

Visitas: 383582 | Usuários Online: 2

Um Projeto da Associação Comunitária de Comunicação e Cultura de Aquidabã - ACCCA - Todos os direitos reservados

Converse conosco pelo Whatsapp!