Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 (79) 9 9938-5315

Encontre o que deseja

NO AR

Bate-Papo Cultural

    Brasil

Eleições municipais em Aquidabã: Pesquisa indica cenário com disputa acirrada para 2024!

Publicada em 28/06/23 as 08:09h por Jonas Henrique - 563 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Internet)


A produção do programa Agenda Comunitária teve acesso a uma pesquisa de intenção de votos para as eleições de 2024 em Aquidabã. O levantamento, realizado pelo Instituto França de Pesquisa nos dias 21 e 22 de junho de 2023, ouviu 723 eleitores por telefone. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

 

No primeiro cenário,  pesquisa espontânea, os eleitores foram questionados sem a apresentação de nomes. Os resultados mostram que Eurico lidera com 20,7%, seguido por Manu de Nino com 19%, Dr. Mário com 13,6%, Ana Helena com 6,3%, Jackson com 0,8% e Dr. Felipe com 0,3%. Os votos em branco ou nulos somaram 2,6%, e 35,9% dos eleitores não souberam ou não responderam. Como a margem de erro é de 3 pontos percentuais, na pesquisa espontânea há empate entre Eurico e Manu.

 

No segundo cenário, na pesquisa induzida, os nomes dos pré-candidatos foram apresentados aos eleitores. Nesse caso, Eurico obteve 30,6% das intenções de voto, seguido por Manu de Nino com 28,1%. Ana Helena ficou em terceiro lugar, com 23,4%. Os votos em branco ou nulos alcançaram 10,7%, e 7,2% dos eleitores não souberam ou não responderam. No Cenário induzido, Manu segue empatada tecnicamente com Eurico na primeira posição e Ana Helena chega a empatar tecnicamente com Manu no limite máximo da margem de erro. 

 

No terceiro cenário induzido, considerando uma disputa entre o ex-prefeito Eurico e a vereadora Manu de Nino, Eurico obteve 41,6% das intenções de voto, enquanto Manu de Nino alcançou 38,4%. Os votos em branco ou nulos somaram 10,5%, e 9,6% dos eleitores não souberam ou não responderam. Neste cenário a diferença entre os dois pré-candidatos está dentro da margem de erro, o que configura empate técnico.


No quarto cenário, com o ex-prefeito Eurico disputando com Ana Helena, Eurico obteve 45,2% das intenções de voto, enquanto Ana Helena obteve 35,4%. Os votos em branco ou nulos totalizaram 9,4%, e 10% dos eleitores não souberam ou não responderam. Nesse caso, a vantagem de Eurico sobre Ana Helena seria de aproximadamente 9,8 pontos percentuais, por tanto fora da margem de erro.

 

Além disso, o Instituto França realizou um levantamento sobre a rejeição dos candidatos, perguntando aos eleitores em qual deles não votariam de jeito nenhum. Nesse cenário, o ex-prefeito Eurico aparece em primeiro lugar, seguido por Ana Helena e Manu de Nino. Os percentuais de rejeição foram: Eurico 31,9%, Ana Helena 26,5%, Manu de Nino 14,1%, votos em branco ou nulos 13,2%, e 14,3% dos eleitores não souberam ou não responderam.

 

O Instituto França também avaliou a aprovação da gestão do prefeito Dr. Mário Lucena, questionando os eleitores sobre a administração do mesmo. Os resultados mostram que 69,9% aprovam a gestão, 24,2% desaprovam, 5,5% não têm opinião definida e 0,3% não souberam ou não responderam.

 

Análise: A pesquisa de intenção de votos realizada pelo Instituto França de Pesquisa em Aquidabã revela um cenário competitivo para as eleições de 2024. O ex-prefeito Eurico apresenta-se como um forte candidato. A vereadora Manu de Nino também obtém destaque, aparecendo empatada tecnicamente com o ex-prefeito em uma disputa acirrada. Os resultados indicam que a vereadora Manu, no que depender de dados científicos, se configura como uma importante possibilidade de indicação de Mário para disputar com Eurico nas eleições de 2024, pois os dados a apontam como um nome competitivo que impõe um desafio maior ao ex-prefeito. O agrupamento do prefeito Mário Lucena aguarda a sua decisão final. 







ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 (79) 9 9938-5315

Visitas: 412675 | Usuários Online: 10

Um Projeto da Associação Comunitária de Comunicação e Cultura de Aquidabã - ACCCA - Todos os direitos reservados

Converse conosco pelo Whatsapp!