Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 (79) 9 9938-5315

Encontre o que deseja

NO AR

Bate-Papo Cultural

    Brasil

24 de Outubro: A Celebração da Identidade Cultural de Sergipe

Publicada em 24/10/23 as 14:46h por Jonas Henrique - 120 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
Quadrilha em apresentação no Casamento do Matuto de Aquidabã  (Foto: Gisely Raisa -)


A Sergipanidade é uma celebração que ocorre no dia 24 de outubro em Sergipe, e é uma data que se refere à identidade cultural e histórica do estado. Essa data tornou-se importante para os sergipanos devido à alteração do artigo 47 da Constituição Estadual de Sergipe em 2000. Originalmente, a constituição estabelecia duas datas de comemoração da emancipação política do estado: 8 de julho, data do decreto assinado por D. João VI, e 24 de outubro, a data em que o decreto chegou a Sergipe e os sergipanos puderam, finalmente, comemorar sua independência. No entanto, a emenda constitucional posteriormente manteve apenas o 8 de julho como data histórica e festiva.

 


Diante disso, surgiu a necessidade de dar significado e importância ao 24 de outubro. O professor Luís Antônio Barreto, em sua análise, destaca a força, criatividade e inovação do povo sergipano na busca de liberdade, justiça e prosperidade, além de sua luta contra a opressão e os privilégios. Esses traços distintivos da cultura e história de Sergipe, que demonstram uma relação especial com a terra e a cultura, foram definidos sob o termo "Sergipanidade". Essa palavra foi usada pela primeira vez pelo ilustre sergipano Tobias Barreto.

 Largo da Gente Sergipana - Imagem Guia Turístico 


Portanto, a Sergipanidade representa o conjunto de características culturais e históricas que definem a identidade única dos sergipanos em relação ao restante do Brasil. Reflete a herança de um povo que valoriza sua terra, cultura e identidade, sendo um testemunho das experiências, conhecimentos e sensibilidade do povo orgulhosamente sergipano. A comemoração da Sergipanidade no dia 24 de outubro serve como uma ocasião para celebrar e destacar esses traços distintivos que tornam Sergipe especial e único.


Com informações do Palácio Museu Olímpio Campos 






ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 (79) 9 9938-5315

Visitas: 412656 | Usuários Online: 7

Um Projeto da Associação Comunitária de Comunicação e Cultura de Aquidabã - ACCCA - Todos os direitos reservados

Converse conosco pelo Whatsapp!